2011/05/10

BLOG"S :O QUE? POR QUE? COMO?

  O texto "Blogs : O que ? Por que? Como?" aborda com propriedade o tema proposto.Além do uso de uma linguagem objetiva ,esclarecedora  e adequada o texto bem ilustrado exemplifica a forma de criação , utilização e personificação dessa ferramenta tão inovadora e já costumeira que é o "weblog".
 A autora discorre de forma fundamentada sobre os diversos aspectos da utilização da rede , e mais particularmente no que concerne os "blogs".
 O diário na rede ganhou popularidade devido à sua praticidade tornando-se parte de uma revolução comunicativa , onde o monopólio das grandes empresas de comunicação, ou seja, a grande mídia "cedeu" lugar à interatividade e à democratização da informação causando um impacto sócio cultural que pode mudar os rumos da própria História.Isso tudo se deve sobretudo ao princípio motivador que garante a simples "blogueiros" a possibilidade de representação ao vivo da vida; logo, o caráter subjetivo do que se posta num blog ganha dimensões e supera barreiras dantes intransponíveis , contribuindo para o empoderamento de cidadania e levando à sensação de imortalidade.Há de se destacar ainda o caráter arquivista , terapêutico e reflexivo aí existente, já que faz-se inevitável nesse processo diário o repensar-se, compreender-se e auto-avaliar-se. Como bem define Shittine (2004)  o blog é um refúgio. E esse refúgio tem uma relação direta com a educação , pois além de retratar o indivíduo ,valorizando sua identidade e ideais , potencializa a memória social quer da comunidade , quer do mundo globalizado.
  A integração educação, comunicação e mídias é essencial à pedagogia progressista , que propõe a análise crítica reflexiva como base para a aprendizagem significativa .A utilização dos "blogs" na escola ,além de garantir a interatividade e aguçar o interesse dos alunos promove o acesso à informação e à cultura superando os limites do muro escolar.

 Tina

Nenhum comentário:

Postar um comentário